The Thomas Jefferson Building of the Library o...

The Thomas Jefferson Building of the Library of Congress, located in Washington, D.C., the capital of the United States. Español: El Edificio Thomas Jefferson de la Biblioteca del Congreso de Estados Unidos, se encuentra en Washington, D.C., la capital de los Estados Unidos. (Photo credit: Wikipedia)

Vista aérea do edifício Jefferson

Hoje, a Library of Congress (biblioteca do Congresso), em Washington, DC, nos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e livros. Ela possui mais de 144 milhões de itens, o que inclui material em mais de 470 idiomas, livros impressos, manuscritos, material em áudio, mapas e gravuras, dentre outros. Ela possui a maior coleção de livros raros da América do Norte além de constar em seu acervo uma das cópias restantes da Bíblia de Gutenberg.

A biblioteca do Congresso foi inaugurada em 24 de abril de 1800 pelo então presidente John Adams em razão da transferência da capital americana da Filadélfia para Washington.

Jefferson Exterior de Edifício à Noite

A biblioteca foi incendiada duas vezes. A primeira em 1814 devido às invasões de tropas britânicas e a segunda em 1851. Neste segundo incêndio, além da enorme perda de 35 mil livros, o fogo destruiu dentre outros objetos um retrato original de Cristóvão Colombo.

A biblioteca é aberta ao público em geral para pesquisa acadêmica, mas turistas também podem visitá-la.

(01.926) O Rei Netuno

Curiosidade: para você que além de livros também gosta de cinema, a biblioteca do congresso aparece nos filmes “O dia depois de amanhã” e “A lenda do tesouro perdido – livro dos segredos”.

Conheça o site oficial da biblioteca do congresso aqui.

Anúncios