Certo inverno, um homem procurava em uma colina um pequeno regato que, acreditava, ainda não estar totalmente gelado. Necessitava de água fresca, mas o frio era tão intenso, que perto de sua casa só encontrava gelo duríssimo e difícil de quebrar nos regatos. Suas ovelhas baliam desesperadamente, e os tufos de grama verde já eram escasso.

Na subida da colina encontrou dois caminhantes, falantes e bem vestidos. Eles conversavam muito e mostravam como eram ricos pelas roupas e mercadorias. Riram dos pés ressequidos do pastor em suas pobres sandálias e, com arrogância, perguntaram como faziam para chegar à cidade para vender seus produtos. O pastor, de poucas falas, explicou-lhes o caminho. Percebeu que, além de mercadorias e muita conversa, os dois tinham muita água e comida no lombo dos jumentos que carregavam, mas não teve coragem de pedir nada e continuou sua subida.

Não passou muito tempo e ouviu os balidos das suas ovelhas. Elas corriam em sua direção, subindo de qualquer forma o caminho estreito que levava até onde ele estava. Então, percebeu que os dois caminhantes corriam atrás delas com um enorme facão para degolar algumas. Na verdade, eram ladrões disfarçados de homens bem postos. Assoviou fortemente para seus animais se juntarem e correu na direção deles.

Os caminhantes, quando viram o pastor perto de suas obedientes ovelhas agrupadas, fugiram, pois não queriam matar o pastor, mas ovelhas. Este ficou muito triste com sua falta de percepção e pelo deslumbre que o tomou diante das belas roupas e jumentos carregados dos dois viajantes. Rezou ao céu pela sorte de não ser morto. Os caminhantes, por sua vez, dirigiram-se à cidade onde venderiam os produtos, provavelmente roubados, que carregavam. Mas não sabiam que a cidade era muito pobre, quer para vender, quer para roubar, e que perderiam a viagem.

Uma águia que via tudo de cima disse ao pastor:

– Desconfia dos que se escondem em muitas palavras e mercadorias: encontram ao final do caminho uma vida vazia, pois não souberam alimentar a alma.

Cursos Online na Área de Contabilidade e Economia

Anúncios